O encaixe diferencial do Lima
O rio Lima, nos seus 108 km de extensão, tem nos últimos 23 km um pendor reduzido apelidando-se por isso de Ribeira Lima, a jusante de Ponte de Lima. Nunca ultrapassando os 300 m de largura até Serreleis/Cardielos e com traçado sinuoso mas largo que mantém até cerca de 6 km da foz,a partir dessas povoações o rio Lima alarga-se a mais de 1 km entre margens. A amplitude do estuário inferior com canais anastomosados separados por barras longitudinais - as ínsuas - dever-se-á à existência de uma falha (NNO-SSE) - a falha das ínsuas - que terá permitido que o bloco interior (leste) fosse mais levantado que o bloco da foz (oeste) pelas forças que atuam desde há 180 milhões de anos e que foram responsáveis pela orografia da europa e norte de África, como os Alpes, os Pirenéus ou o Atlas.
O estuário do rio Lima, possui várias barras longitudinais, a maior, a ínsua Cavalar, tem o comprimento de 2 km e possui uma área aproximada de 50 ha. Foi daqui que em 1913 o aeroplano a motor “Blèriot XI”, construído pelo talentoso engenheiro mecânico vianense, João Branco e pilotado por Norberto Gonçalves se fez aos céus.
Referências Bibliográficas:
Carvalhido (2012). O Litoral Norte de Portugal (Minho-Neiva): evolução paleoambiental quaternária e proposta de conservação do património geomorfológico. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, 560 p.
Carvalhido (2014). Processo de classificação dos 5 Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo. Memória Descritiva. Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Carvalhido (2018). Livro de Pedra, Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo – Catálogo. Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2ª edição.
O rio Lima, nos seus 108 km de extensão, tem nos últimos 23 km um pendor reduzido apelidando-se por isso de Ribeira Lima, a jusante de Ponte de Lima. Nunca ultrapassando os 300 m de largura até Serreleis/Cardielos e com traçado sinuoso mas largo que mantém até cerca de 6 km da foz,a partir dessas povoações o rio Lima alarga-se a mais de 1 km entre margens. A amplitude do estuário inferior com canais anastomosados separados por barras longitudinais - as ínsuas - dever-se-á à existência de uma falha (NNO-SSE) - a falha das ínsuas - que terá permitido que o bloco interior (leste) fosse mais levantado que o bloco da foz (oeste) pelas forças que atuam desde há 180 milhões de anos e que foram responsáveis pela orografia da europa e norte de África, como os Alpes, os Pirenéus ou o Atlas.
O estuário do rio Lima, possui várias barras longitudinais, a maior, a ínsua Cavalar, tem o comprimento de 2 km e possui uma área aproximada de 50 ha. Foi daqui que em 1913 o aeroplano a motor “Blèriot XI”, construído pelo talentoso engenheiro mecânico vianense, João Branco e pilotado por Norberto Gonçalves se fez aos céus.
Referências Bibliográficas:
Carvalhido (2012). O Litoral Norte de Portugal (Minho-Neiva): evolução paleoambiental quaternária e proposta de conservação do património geomorfológico. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, 560 p.
Carvalhido (2014). Processo de classificação dos 5 Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo. Memória Descritiva. Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Carvalhido (2018). Livro de Pedra, Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo – Catálogo. Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2ª edição.
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Esquemas exemplificativo das ínsuas do Lima
Localização
Meadela
Coordenadas
Lat: 41,697273
Long: -8,807075
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Encaixe diferencial do Lima
O estudo da evolução do relevo do litoral de Viana do Castelo, feito por Carvalhido R. (2012), permitiu classificar vários alinhamentos estruturais, entre eles o alinhamento ativo (falha provável), essencialmente com comportamento inverso, da descontinuidade estrutural de Seixas-Vila Fria NNO-SSE e que constitui a falha das Ínsuas. Esta classificação foi obtida por estar associada a aspetos geomorfológicos de maior escala, como a tectónica em compartimento e bloco. Este alinhamento com atividade sísmica moderada, entre 3.6 e 4.6 graus na escala de Richter, associada a 5 eventos entre 1909 e 1960, é responsável pelas alterações no encaixe do vale terminal do Lima, que se torna muito largo, garantindo a manutenção das barras longitudinais (ínsuas) que lhe são características a jusante desta descontinuidade.
Referências Bibliográficas:
Carvalhido (2012). O Litoral Norte de Portugal (Minho-Neiva): evolução paleoambiental quaternária e proposta de conservação do património geomorfológico. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, 560 p.
Carvalhido (2014). Processo de classificação dos 5 Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo. Memória Descritiva. Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Carvalhido (2018). Livro de Pedra, Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo – Catálogo. Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2ª edição.
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