article_2949.jpg

Viana do Castelo hasteou hoje 8 bandeiras azuis com praias adaptadas à situação pandémica

O Município de Viana do Castelo ostenta a partir de hoje 8 bandeiras azuis nas praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo do Neiva. O processo de avaliação, mais demorado este ano pela situação pandémica decorrente do COVID-19, envolveu a garantia de situações de detalhe, nomeadamente a existência de salas de isolamento COVID-19 em todas as praias, a sinalética de circulação nos 8 km de rede de passadiços, a limpeza permanente dos sanitários e a regulamentação especial do funcionamento dos concessionários.

Recorde-se que a atribuição de Bandeira Azul implica a garantia de informação e educação ambiental, garantia de qualidade da água, garantia de gestão ambiental sustentável e dos equipamentos e a garantia de segurança balnear.

A costa de Viana do Castelo, com mais de 40 recantos de areia e outras rochas brandas, distribui-se por mais de 24 km. Dotada de 10 troços com qualidade para a prática balnear, as praias de Viana do Castelo são santuários onde a Natureza e a Cultura estão bem conservadas.

Inseridas na Zona Especial de Conservação do Litoral Norte e onde estão classificados 5 dos 13 monumentos naturais de Viana do Castelo, as dez praias têm águas de excelente qualidade e temperatura amena, e são servidas por uma rede de 8 km de passadiços, cuidadosamente mantidos e fundamentais para a garantia das acessibilidades. Estas infraestruturas são essenciais para a proteção dos ecossistemas dunares. A vigilância, assistência e socorro balnear está a cargo da Associação de Nadadores Salvadores Coordenada Decimal, que garante um corpo de 38 nadadores salvadores que opera em conjunto com a Autoridade Marítima, através de 4 viaturas de apoio de assistência à emergência.

Fruto da crise sanitária global provocada pela COVID-19, a Câmara Municipal de Viana do Castelo reforçou os cuidados e a atenção sobre o desenvolvimento da época balnear, tendo sido criados circuitos nos passadiços, protocolada a criação da figura do Assistente de Praia com o Corpo Nacional de Escutas e implementado um sistema que permite a monitorização do estado de repleção dos recipientes de resíduos, e a avaliação da qualidade do serviço dos balneários. Esta rede é de utilização gratuita, assegurando-se a limpeza e higienização, em regime permanente, em todas as praias do concelho de Viana do Castelo.

Foi também desenvolvida a webapp praias.cm-viana-castelo.pt, lançada em junho passado, que disponibiliza informação fundamental, como os pontos de sinistralidade balnear, a lotação da praia e do respetivo parque de estacionamento, os sentidos de circulação nos passadiços, entre outras informações importantes, como os contactos de emergência.

A operação balnear, iniciada em 27 de junho passado e que decorre até 30 de agosto, implicou um investimento direto do orçamento municipal de 403 mil euros.

 

 

Época balnear 2020 em Viana do Castelo

A bela costa de Viana do Castelo, com mais de 40 recantos de areia e outras rochas brandas, distribui-se por mais de 24 km. Dotada de 10 troços com qualidade para a prática balnear, as praias de Viana do Castelo são santuários onde a Natureza e a Cultura estão bem conservadas e se expõem plenamente aos sentidos de quem nelas se permite imergir. Inseridas na Zona Especial de Conservação do Litoral Norte e onde estão classificados 5 dos 13 monumentos naturais de Viana do Castelo, as 10 praias têm águas de excelente qualidade e temperatura amena, e são servidas por uma rede de 8 km de passadiços, cuidadosamente mantidos e fundamentais para a garantia das acessibilidades. Estas infraestruturas são essenciais para a proteção dos ecossistemas dunares. A vigilância, assistência e socorro balnear são garantidos por um corpo de 38 nadadores salvadores que operam em conjunto com a Autoridade Marítima, através de 4 viaturas de apoio de assistência à emergência. Os apoios mínimos e de apoio à prática desportiva constituem uma rede infraestrutural em crescimento, que acompanha o franco desenvolvimento do projeto de Viana Cidade Náutica do Atlântico, o que tem contribuído para o esbater da sazonalidade, fenómeno cada vez mais consolidado no tempo.Em 2020 e fruto da crise sanitária global provocada pela COVID-19, reforçámos os cuidados e a atenção sobre o desenvolvimento da época balnear. Criámos circuitos nos passadiços, protocolámos a criação da figura do Assistente de Praia com o Corpo Nacional de Escutas e implementámos um sistema que permite a monitorização do estado de repleção dos recipientes de resíduos, e a avaliação da qualidade do serviço dos balneários. Esta rede é de utilização gratuita assegurando-se a limpeza e higienização, em regime permanente.E porque acreditamos que a excelência na prestação de serviço público surge do empenhamento individual e coletivo, por via da corresponsabilização dos vários atores sociais - institucionais e munícipes -, desenvolvemos a webapp praias.cm-viana-castelo.pt, lançada em junho passado, que disponibiliza informação fundamental como os pontos de sinistralidade balnear, a lotação da praia e do respetivo parque de estacionamento, os sentidos de circulação nos passadiços, entre outras informações importantes, como os contactos de emergência.Nos dias em que decida não ser prudente usufruir da praia ou porque, simplesmente, não lhe apetece ou porque a hora não é a mais adequada, deixe-se ir à aventura e conheça os nossos outros encantamentos: a Cidade com mais de 762 anos de História; o rio Lima de plácida beleza (das margens ou de uma canoa); as montanhas que peculiarmente se agigantam sobre o Atlântico e tocam os 800 metros de altitude, conservando turfeiras milenares; ou o nosso céu escuro, estrelado, por onde se guiaram os mareantes que, do Foral de D. Afonso III, nos trouxeram dos primórdios de Viana da Foz do Lima.

Publicado por Câmara Municipal de Viana do Castelo em Segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Clique ENTER para pesquisar ou ESC para sair