997resultado(s) encontrado(s)

Mamoa da Ereira

Mamoa da Eireira

Túmulo pré-histórico que se encontra situado à entrada norte da freguesia, sendo este um dos monumentos megalíticos encontrado mais próximo do litoral, até aos dias de hoje. A Mamoa de Eireira é um monumento funerário megalítico que foi posto a descoberto pela equipa do arqueólogo, Eduardo Jorge e com a colaboração do N.A.I.A.A., sendo um dos mais bem conservados e importantes monumentos do Noroeste Peninsular. Foram mesmo encontradas algumas pinturas, tendo sido retirada uma pedra de esteio que se encontra em exposição no Museu Museológico de Afife. A mamoa de Eireira é sem dúvida a manifestação mais significativa do neolítico em Afife. Tem um diâmetro de 28 m e o que resta é constituído por 16 esteios, que definem um monumento indiferenciado em forma de “V”.

Uma das características mais importantes, em termos de tipologia megalítica, é o facto de os esteios considerados “corredor” terem da mesma altura dos que constituem a câmara.

Os monumentos deste tipo, também conhecidos por “Dolmens ou Antas” eram túmulos de enterramento coletivo, que se desenvolveram desde o neolítico pleno até ao bronze inicial, ou seja do quinto ao segundo milénio antes de cristo.

Ver mais
IMG_7934.JPG

Um passeio nas profundezas

Segundo Carvalhido (2008) os principais traços distintivos da paisagem do MNL do Canto Marinho, de média escala, como as bolas graníticas, e de pormenor, como as variedades mineralógicas ou as dobras, devem-se às primeiras etapas do fecho do oceano primitivo, o Rheic (os registos da sua biodiversidade e dinâmica podem ser compreendidos no MNL Pedras Ruivas), iniciado há cerca de 400 milhões de anos.

As crenulações e dobras, também em baínha, que dão um ondulado sinuoso às rochas amarelo esbranquiçadas que compõem grande parte do substrato local (quartzito) foram geradas nos terrenos de margem, logo na primeira fase de colisão dos continentes primitivos, por encurtamento do espaço, aquecimento e arrasto.

Com os novos impulsos, o amalgamento originou fusão de rochas e formação de magma cujo arrefecimento, a vários quilómetros de profundidade, originou os granitos que compõem atualmente a serra de Sta. Luzia e Arga, mas também a elevação das colinas costeiras de Montedor e da Gelfa.

Migrando como balões de ar quente por entre os quartzitos, gotas gigantes de magma fluíram da câmara magmática principal que deu origem a Montedor (MNL Alcantilado de Montedor), e por entre fraturas consolidaram aqui, a cerca de 700 m.

Após cerca de 300 milhões de anos de processos erosivos e o levantamento tectónico, observam-se os minerais testemunho do contacto quente do magma (metamorfismo de contacto) como a granada e a estaurolite, e as bolas de granito, algumas com mais de 10 toneladas, que chegaram a ser interpretadas como um depósito (tsunamito) gerado pelo tsunami mais antigo de que há registo nos catálogos sísmicos portugueses, de 66 a.c. (Baptista & Miranda, 2009).


Referências Bibliográficas:

Baptista, M. & Miranda J. (2009). Revision of the Portuguese catalog of tsunamis. Natural Hazards and Earth System Sciences, 9, pp. 25-42

Carvalhido (2018). Livro de Pedra, Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo – Catálogo. Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2ª edição

Ver mais
Conferência final Biénio Ação Climática

Aspirante Geoparque Viana do Castelo participou na Conferência de encerramento do “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques portugueses"

Ver mais
article_4174.jpg

Percurso Equestre Serra d'Arga

O Percurso Equestre do Rio Lima à Serra de Arga e o Percurso Equestre da Serra de Arga, este último de carácter circular, são dois itinerários constituídos ao abrigo do projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima, que complementam a rede regional de percursos equestres já existente (consultar: www.garranos.pt).
Estes dois percursos proporcionam uma estimulante experiência de imersão na natureza, de contemplação de um multifacetado mosaico paisagístico, de aventura, exploração e descoberta da evolução deste território ao longo dos tempos.
Partindo da serenidade refrescante das margens do rio Lima, na notável freguesia de Lanheses, convidamo-lo a aceitar o desafio da subida à recôndita e genuína aldeia do Cerquido, na vertente sul da Serra de Arga, sistema montanhoso onde vivem manadas de garranos em modo semisselvagem.
Desde a aldeia do Cerquido poderá continuar a sua jornada de descoberta a cavalo, realizando o Percurso Equestre da Serra de Arga, itinerário circular que rodeia todo este maciço montanhoso, acompanhando, por caminhos rurais e de pastoreio, as principais aldeias serranas: Arga de Cima, Arga de Baixo, Arga de São João, Dem e, por fim, Montaria.

Ficha Técnica - Percurso Equestre Serra d'Arga:

Distância: 36 km

Grau de Dificuldade: Fácil

Categoria: Circular

Mais informação: https://destinoequestre.pt/pt/grupos/percursos

Rota para download em formato KMZ: PE Serra d'Arga

Ver mais
Zona Húmida da Ribeira

Lagoas de Vila Franca

Para além de suportarem uma elevada diversidade de espécies, as zonas húmidas têm um papel essencial no armazenamento de água doce e reabastecimento dos aquíferos, proteção da erosão do solo, proteção contra inundações, manutenção da qualidade da água, controlo da poluição, captura de carbono e regulação das alterações climáticas servindo, ainda, como zonas de lazer e turismo.

O concelho de Viana do Castelo possui uma vasta e diversificada extensão de zonas húmidas no seu território. As zonas costeiras, estuarinas e ribeirinhas presentes em Viana do Castelo albergam uma riqueza biológica ímpar, servindo como habitat a diversas espécies protegidas. Na Veiga de São Simão e Lagoas de Vila Franca encontramos, entre muitos outros animais, lontras, águias, garças e salamandras. Já na zona entre marés das praias rochosas é possível observar um esplendor de seres vivos marinhos, como algas, anémonas e estrelas do mar, polvos, caranguejos e peixes.

Ver mais
Cambôa do Margado

PEQ 3 - Percurso Equestre do Litoral

Este percurso equestre, que ao longo de aproximadamente 14 km entre o Forte da Vinha e a praia de Afife, atravessa a orla e as veigas agrícolas da linha de costa setentrional do concelho de Viana do Castelo, oferece-lhe a fruição de um quadro paisagístico ímpar, entre a Serra de Santa Luzia e o Oceano Atlântico. O litoral é, por definição, um espaço de interface e intercâmbio. Ao longo desta fronteira complexa, dinâmica e permeável, a diversidade do património geomorfológico, biológico, histórico-arqueológico, cultural e paisagístico irá desafiar a sua curiosidade.




Ficha Técnica PEQ3 - Percurso Equestre do Litoral

Duração: 4h00m

Distância: 13.9 km

Grau de Dificuldade: Fácil

Categoria: Linear

Ponto de partida: 41.775181, -8.870139

Rota para download em formato KMZ: KMZ_PEQ3 PERCURSO EQUESTRE DO LITORAL

Ver mais
Cascata da Ponte do Pereiro

PR 27 - Trilho da Rota da Murta

Este percurso circular tem início na igreja de Vilar de Murteda, e decorre nas terras da freguesia de Vilar de Murteda, destacando-se pelo elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental. Apresenta uma extensão de 7,5 km percorrendo os locais mais emblemáticos daquela freguesia, como as Cascatas de Pereiro, as extensas levadas, os muitos moinhos de cereal e engenhos diversos que se encontram do rio Fulão / Seixo.




Ficha Técnica PR 27 - Trilho da Rota da Murta

Duração: 2h00m

Distância: 7,46 km

Grau de Dificuldade: Fácil

Categoria: Circular

Ponto de partida: 41.770172, -8.724372


Rota para download em formato KMZ: KMZ_PR27 TRILHO DA ROTA DA MURTA

Ver mais
Moinho do Inácio

PR26 - Trilho das Quintas

O Trilho das Quintas situa-se em Vila de Punhe, concelho de Viana do Castelo e revela a riqueza paisagística, ecológica e cultural desta freguesia. Entres os vários pontos de interesse do trilho, destacam-se a Casa da Torre das Neves, Parque do Bonfim, Quinta Sª do Carmo, Calvário de Arques, Quinta do Bonfim, Casa dos Arrães, Mesa dos 3 Abades e Cruzeiro do Senhor da Saúde.




Ficha Técnica PR26 - Trilho das Quintas

Duração: 3h00m

Distância: 8,61 km

Grau de Dificuldade: Fácil

Categoria: Circular

Ponto de partida: 41.653444, -8.719372


Rota para download em formato KMZ: KMZ_PR26 TRILHO DAS QUINTAS

Ver mais
1_Castro e Capela de Santo António (4).jpg

PR24 - Trilho dos Castros

Este trilho pedestre tem início e fim no Monte de Santo António, na freguesia de Afife, e revela a riqueza paisagística, ecológica e cultural desta freguesia.

Entres os vários pontos de interesse do Trilho dos Castros, pode-se destacar o Convento de São João de Cabanas, os Moinhos de Água, Gravuras rupestres e Cividade de Afife.





Ficha Técnica PR24 - Trilho dos Castros

Duração: 3h00m

Distância: 7,85 km

Grau de Dificuldade: Fácil

Categoria: Circular

Ponto de partida: 41.781297, -8.861650


Rota para download em formato KMZ: KMZ_PR24 TRILHO DOS CASTROS

Ver mais
3_Castro do Alto dos Mouros (6).JPG

PR 23 - Trilho dos Sobreiros

O “Trilho dos Sobreiros” é um percurso pedestre de pequena rota, integrado na rede municipal de percursos pedestres de Viana do Castelo. Localizado na área florestal da freguesia de Carvoeiro, em plena Serra da Padela, o trilho pretende mostrar a riqueza paisagística, arqueológica e patrimonial da freguesia. O seu percurso é circular e tem uma extensão de 13,5 km.





Ficha Técnica PR 23 - Trilho dos Sobreiros

Duração: 3h00m

Distância: 13,28 km

Grau de Dificuldade: Moderado

Categoria: Circular

Ponto de partida: 41.650269, -8.662669


Rota para download em formato KMZ: KMZ_PR23 TRILHO DOS SOBREIROS

Ver mais

Clique ENTER para pesquisar ou ESC para sair