article_4615.jpg

AÇÕES DE CONTROLO DE VEGETAÇÃO INVASORA – Candidatura BIOCOSTEIRO

O Município de Viana do Castelo é parceiro do Município de Pontevedra e da entidade SEO/Bird Life, no desenvolvimento do projeto “Biocosteiro”, alvo de financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projeto BIOCOSTEIRO tem como principal objetivo a conservação dos habitats costeiros e a proteção do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), uma espécie de ave costeira classificada como vulnerável.

Para minimizar os impactos provocados pela expansão de espécies de vegetação invasora, que comprometem significativamente o habitat desta ave, como o chorão-das-praias (Carpobrotus edulis) e a acácia (Acacia longifolia), o município de Viana do Castelo está a realizar ações de controlo desta vegetação em quatro áreas do concelho: Castelo de Neiva, Amorosa, Cabedelo e Carreço.

Estes esforços integram-se numa estratégia mais ampla de conservação ambiental, que visa restaurar e proteger os ecossistemas naturais, assegurando a sobrevivência de espécies vulneráveis e a preservação da biodiversidade nas zonas costeiras de Viana do Castelo.

Clique ENTER para pesquisar ou ESC para sair