article_118.jpg

Geoparque Litoral de Viana do Castelo torna visível património geológico do concelho

É um património geológico com milhões de anos que vai passar a ter condições para ser fruído com o Geoparque Litoral de Viana do Castelo que pretende valorizar os cinco geossítios do concelho já classificados e os oito que ainda estão em processo de classificação.

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo ganhou ontem mais um impulso com a constituição de uma parceria técnica e científica do município de Viana do Castelo com várias entidades que incluem o Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho, o congénere da Universidade de Coimbra; a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a associação ambientalista Quercus e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Para o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, trata-se de património geológico “de grande relevância nacional e internacional” que o município está empenhado em candidatar a Património da Humanidade, tendo já havido um contacto com a equipa da UNESCO em Portugal.

O edil vianense defende a necessidade de “dar visibilidade ao património geológico que não tem sido muito visível”.
Com o Geoparque Litoral, o município vianense quer desenvolver actividades na formação de alunos e de professores, mas encara, também, este património como uma oportunidade para o desenvolvimento de uma linha de turismo sustentável.

José Maria Costa lembra que, hoje, o turismo de natureza tem uma grande expressão na União Europeia.
Por outro lado, “ao desenvolver este trabalho com a parceria de várias universidades e entidades, temos oportunidade de criar condições para que haja mais investigação e mais projectos de conhecimento para aprofundar ainda mais aquilo que é o nosso espaço territorial”.

Para desenvolver o Geoparque Litoral, o município conta, numa primeira fase, com 350 mil euros, resultado de uma candidatura já aprovada no âmbito do Portugal 2020.
José Maria Costa admite que “é um projecto de alguma ambição”, mas sustenta que “vale a pena trabalhar em conjunto” e que a “tarefa está facilitada com parceiros de qualidade”.

Geoparque a Património da Humanidade

A candidatura do Geoparque do Litoral de Viana do Castelo a Património da UNESCO deverá ser apresentada até ao final do próximo ano. Esta é, pelo menos, a intenção do município de Viana do Castelo, anunciou ontem o presidente, José Maria Costa que deu conta que já houve uma reunião com a equipa da UNESCO em Portugal, mas realça que 'são processos complexos'.
O processo está 'a fazer o seu caminho' que, neste momento, passa pela consolidação dos estudos de base.

Outra exigência é a constituição de uma parceria técnica e científica, que ontem foi formalizada, faltando ainda desenvolver o plano de acção para os próximos anos, trabalho de preparação que vai ser feito no decorrer do próximo ano, revelou ontem o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo que conta ter o dossiê de candidatura completo para a apresentação formal no final de 2017.

 

FONTE: Correio do Minho

Clique ENTER para pesquisar ou ESC para sair