article_4593.jpg

Aspirante Geoparque Viana do Castelo participou na Conferência de encerramento do “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques portugueses"

No passado dia 12 de junho, o Geoparque Viana do Castelo, aspirante à Rede Mundial de Geoparques, participou na Conferência de encerramento do “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques portugueses”, que teve lugar na Covilhã, território do Geoparque Estrela Mundial da UNESCO.

Esta Conferência de Encerramento marca o culminar de 2 anos de colaboração entre os 6 Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses e os dois geoparques aspirantes a esta designação, a Comissão Nacional da UNESCO e o Turismo de Portugal, na promoção do projeto “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques portugueses” desenvolvido no sentido de fomentar novas abordagens, estratégias e ferramentas de adaptação e mitigação destes territórios às alterações climáticas, tornando os Geoparques mais resilientes e adaptados a esta realidade.

No dia 13 de junho decorreu ainda o Encontro da Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais UNESCO em Monsanto, território do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, durante a qual se realizou a 5ª reunião do Comité de Coordenação da Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO, presidida pelo Dr. José Moraes Cabral, embaixador da Comissão Nacional da UNESCO – Portugal com o apoio da sua secretária executiva Dra. Rita Brasil de Brito, na qual foi apresentada e validada a Declaração dos Geoparques Portugueses para a Ação Climática 2025 como forma a promover os esforços pela a Ação Climática nos Geoparques portugueses e compromisso para a concretização de ações conjuntas.

Estes dois dias ficaram marcados pela partilha de boas práticas nos diversos territórios, e pelo compromisso firmado para dar continuidade ao trabalho conjunto, fomentando o trabalho em rede e na afirmação destes territórios UNESCO.

 

Clique ENTER para pesquisar ou ESC para sair