article_348.jpg

Geoparque Litoral de Viana do Castelo assinalou o Dia Mundial da Terra com visita guiada a Monumentos Naturais

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra, o Geoparque Litoral de Viana do Castelo promoveu, no passado domingo, uma visita guiada aos Monumentos Naturais – Alcantilado de Montedor e Canto Marinho.

Os cerca de 20 participantes que aderiam à iniciativa puderam aprender a “ler as pedras” e descobrir as marcas e outros aspetos com relevante valor científico que contam a história e a evolução do planeta Terra, patentes em diversas rochas da praia de Canto Marinho e da praia de Fornelos, em Carreço.

A efeméride foi também assinalada no passado sábado com iniciativas promovidas pelo Município de Viana do Castelo, através dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMSBVC), em parceria com a Junta de Freguesia de Alvarães, a Delegação Regional do Minho da Deco e a Resulima. A atividade consistiu num evento ecológico de incentivo à reciclagem - “Viana abraça o Dia Mundial da Terra” que decorreu na Escola Primária da Costeira, na freguesia de Alvarães.

Os participantes levaram resíduos valorizáveis já separados: vidro, papel/cartão e plástico/metal, que serão depois convertidos num bem para entregar a uma Instituição Pública de Solidariedade Social (IPSS) local.

Em troca do contributo, os cidadãos receberam um ‘ecobag’ e puderam assistir a um workshop subordinado ao tema das compras inteligentes, a uma apresentação sobre compostagem doméstica e puderam também ajudar na plantação de árvores no Parque do Alvito, situado em Alvarães.

O Dia Mundial da Terra foi assim comemorado durante o fim de semana em Viana do Castelo, com o objetivo da preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

Clique ENTER para pesquisar ou ESC para sair