Geoparque Litoral de Viana do castelo participou na Conferência “Territórios UNESCO e alterações climáticas: desafios e soluções”
O Geoparque Litoral de Viana do castelo participou na Conferência “Territórios UNESCO e alterações climáticas: desafios e soluções”, que decorreu no dia 25 de janeiro na Academia de Ciências de Lisboa.
A Conferência foi promovida pela Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com a Academia das Ciências de Lisboa, e está inserida nas atividades de divulgação e implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 “Ação Climática” da Agenda 2030.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros marcou presença na sessão de abertura da conferência, de seguida foram abordados e debatidos temas como: a UNESCO e as Alterações Climáticas; Territórios UNESCO – Geoparques e Reservas da Bioesfera – Desafios e Soluções, entre outros. O painel de oradores foi composto por personalidades de referência nacional e internacional, tais como o Presidente da Academia das Ciências, Professor Doutor Carlos Salema, o Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Embaixador José Filipe Moraes Cabral, o Prof. Filipe Duarte Santos (Presidente do Conselho Nacional para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS) /Universidade de Lisboa), Prof. Artur Sá (Coordenador da Cátedra UNESCO da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD), o Dr. Nuno Lacasta (Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente), entre outros.
As variações climáticas são um tema fundamental para o do Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pois neste território estão bem patentes as marcas destas alterações nos seus monumentos naturais.
De salientar que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem sido um dos municípios pioneiros na criação de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local.
Esta Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas é relevante enquanto instrumento estratégico para o concelho de Viana do Castelo, ao permitir a antecipação dos efeitos das alterações climáticas para que possamos desencadear ações de adaptação adequadas com a participação dos diversos atores, nos vetores estratégicos da biodiversidade, florestas, agricultura, recursos hídricos, zonas costeiras, energia, turismo e saúde humana, permitindo ao nível local beneficiar o nível de bem-estar, segurança dos munícipes.
Este plano está disponível em http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/estrategia-municipal-de-adaptacao-as-alteracoes-climaticas.
Clique ENTER para pesquisar ou ESC para sair