Viana do Castelo assinala o Dia Nacional da Floresta Autóctone com iniciação do programa educativo do Laboratório de Propagação de Espécies Nativas Vegetais
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinalou ontem o Dia Nacional da Floresta Autóctone, através da apresentação e iniciação do programa educativo do Laboratório de Propagação de Espécies Vegetais Nativas, da Rede Escolar de Ciência e Apoio à Investigação Científica, instalado na Escola Frei Bartolomeu dos Mártires do Agrupamento de Escolas de Sta. Maria Maior.
Este laboratório comporta uma estufa, na qual se iniciou ontem a reprodução de árvores autóctones. Nesta atividade estiveram presentes a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal e o Diretor do agrupamento de escolas de Santa Maria Maior e participaram os alunos que pertencem ao Clube de Ciências daquela escola, que, com o apoio dos professores e técnicos municipais da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, procederam à sementeira de 500 bolotas de carvalho alvarinho.
Os objetivos deste laboratório são dar a conhecer aos alunos as várias formas de reprodução de árvores e arbustos autóctones e sensibilizar para a importância da rearborização das nossas florestas com estas espécies, que são mais resistentes num contexto de alterações climáticas, aumentam a biodiversidade e contribuem para atenuar o impacto dos incêndios florestais.
As árvores que aqui irão ser produzidas serão destinadas a apoiar a reflorestação das áreas classificadas, das áreas afetadas por incêndios ou das zonas florestais disponíveis e que apresentem maior vulnerabilidade no concelho de Viana do Castelo.
Estas atividades de reprodução de árvores autóctones irão ter continuidade nesta estufa instalada na escola, através da disponibilização de uma jardineira municipal, que todas as semanas irá dinamizar atividades juntamente com os alunos e professores.
Clique ENTER para pesquisar ou ESC para sair